
Aqui em Luanda existe a cultura da Gasosa, o que e isso?
Bem, gasosa e como eles chamam carinhosamente o suborno, todos pedem gasosas, Policiais, Guardas de transito, atendentes em hospitais em todos os lugares. Eu passei por isso algumas vezes. Um certo dia eu e Karina estávamos indo para o mercado, quando fomos parados por um guarda de transito, ele nos pediu os documentos, eu só estava com a copia do passaporte, pois o mesmo tinha ido para renovar o visto, não teve jeito, o guarda enrolou dizendo que teríamos que ir para a esquadra, e assim que eles chamam a delegacia, depois ele saiu com os meus documentos e o do carro, quando voltou perguntou como poderíamos resolver a situação, ele fez a pergunta sem a menor vergonha, eu como já estava preparado puxei um monte de Kansas do bolso, tinha por volta de 1000,00, que dá 10 dolares, ele olhou para mim e disse que com essa quantia me levaria para a esquadra, eu, como não sou bobo já tinha deixado preparado outra e logo puxei outra nota de mil e ele acabou aceitando, o mais impressionante e que ele recebeu como se tivesse feito algum serviço, nem fez questão de esconder.
Dizem aqui que os professores para passar um aluno também recebem “gasosa”, o governo fez uma campanha contra essa “gasosa” , os professores protestaram pois esse dinheiro já faz parte do ordenado mensal deles, imagine isso no Brasil... outro dia aconteceu uma coisa que me deixou “estrogonoficamente fantástico” eu estava no mercado e fui na sessão de frios, estava há procura de um queijo. Chamei o cara que trabalhava no mercado e pedi 500 gramas de queijo, ele olhou para a minha cara, e disse que já estava encerrado, eu achei estranho mas mesmo assim me virei e quando estava saindo ele me chamou e disse:
“Chefe, se você me de uma gasosa eu corto o queijo para você”
Minha única reação foi sair da frente do Angolano... Gasosa aqui e uma cultura... essa eu não aprecio nem respeito....
Peu,
ResponderExcluirRosinha está com saudade, e eu também!
Você é um chato mas me acostumei, esses maus costumes que não largamos... rsrs
Abraço
Tiago
Pensei que não pudesse ter ninguem mais cara de pau que a policia estadual da linha verde... mas parece que tem... na linha verde tb é 'gasosa' garantida...
ResponderExcluir